
Houve um rápido crescimento da tecnologia vestível, com diversas empresas competindo para liderar o campo da computação facial. Graças aos avanços recentes em inteligência artificial, foram desenvolvidos sistemas de reconhecimento facial e de voz extremamente precisos e confiáveis. Essa tecnologia está sendo amplamente utilizada em diversas indústrias, incluindo saúde e varejo.
O Vale do Silício está focando em investimentos significativos em tecnologia de ponta, incluindo os óculos Vision Pro da Apple e o Quest VR da Meta. Além disso, a tecnologia de reconhecimento facial está se tornando cada vez mais acessível a cada dia. A tecnologia está sendo utilizada em diversos setores, como saúde, varejo, hotelaria e segurança. Suas possíveis aplicações são praticamente ilimitadas.
De acordo com a IDC e a EW Scripps, houve um aumento na compra de antenas de televisão nos Estados Unidos em 2020, superando as vendas de computadores. Essa mudança inesperada indica uma tendência em direção ao uso de dispositivos de transmissão via antena em vez dos tradicionais dispositivos computacionais.
Conteúdo gratuito com recursos visuais e sonoros de alta qualidade
É interessante observar que as antenas básicas de TV ainda superam a tecnologia Vision Pro, mesmo esta sendo uma tecnologia avançada e conectada à Internet do século XXI. Embora atualmente os computadores faciais não sejam amplamente utilizados, eles possuem potencial para substituir os smartphones como a principal forma de acesso à Internet no futuro. Além disso, podem revolucionar a maneira como as pessoas interagem com a mídia digital.
Grandes empresas como Apple, Meta, Snap e Microsoft estão impulsionando o desenvolvimento de computadores faciais, visando combinar a realidade física com o mundo digital, proporcionando assim uma experiência transformadora. O termo “metaverso”, cunhado por Mark Zuckerberg, refere-se à integração das nossas vidas físicas e digitais. No entanto, para simplificar, vamos deixar esse termo de lado.
Futuro potencial dessa tecnologia revolucionária

Apesar de não serem perfeitos e ainda terem margem para melhorias, os computadores faciais atuais, como o Vision Pro, são uma visão empolgante do potencial revolucionário dessa tecnologia no futuro. É fascinante imaginar o desenvolvimento e aprimoramento futuro dessa tecnologia nos próximos anos, à medida que novas habilidades de processamento mais rápidas surgirem. Esses avanços podem levar a inteligência artificial a alcançar um patamar completamente novo.
A empresa Apple lançou recentemente o seu inovador headset Vision Pro, que proporciona aos usuários a experiência digital mais imersiva atualmente disponível no mercado. Este headset inovador utiliza tecnologia de última geração para proporcionar uma experiência envolvente e incomparável, que se destaca dos demais dispositivos disponíveis. Os usuários podem desfrutar de visuais e áudio impressionantes enquanto exploram mundos virtuais e participam de diversas atividades interativas, tudo isso no conforto de suas próprias casas.
A ideia de trabalhar com planilhas energiza e proporciona motivação.
Os computadores de rosto anteriores apresentavam limitações técnicas que dificultavam sua aceitação em larga escala. Eles eram desconfortáveis de usar e tinham uma bateria de curta duração. Por exemplo, o Vision Pro da Apple tinha apenas duas horas de autonomia. O uso de computadores faciais pode gerar desconforto devido ao calor e à limitação do campo de visão. A Apple está enfrentando problemas técnicos, porém o Vision Pro é considerado o melhor computador facial disponível.
Recomenda-se aguardar para formar uma opinião sobre o Vision Pro até que ele seja testado em situações do mundo real. Embora seja um dispositivo de esqui de alta tecnologia, ainda há um longo caminho a percorrer antes de se tornar o computador facial ideal e estiloso. A limitação dos computadores presenciais não reside na tecnologia, mas sim na falta de criatividade dos seus fabricantes. As empresas estão tentando convencer os consumidores de que seus produtos oferecem mais funcionalidades do que os smartphones já possuem.
A tecnologia está impulsionando a criação de um futuro digital que visa combater o isolamento e oferecer várias possibilidades interessantes. Durante o evento da Apple, foram apresentados cenários envolvendo escritório e entretenimento, os quais são cativantes, porém evocam sentimentos de tristeza e solidão para o Vision Pro. A realidade virtual permite a manipulação de planilhas do Excel por meio de uma tela virtual acessada através de óculos especiais. Embora o discurso do Vision Pro da Apple não tenha despertado meu entusiasmo em relação ao dispositivo, ainda pode ser útil.